Chile proíbe pesca de arrasto - Coração de Pescador


04 dez, 2016

Chile proíbe pesca de arrasto

O Chile – segundo maior produtor de pescado da América Latina – proibiu a pesca de arrasto em sua costa. E a reinvindicação partiu dos próprios pescadores artesanais, que se sentiam prejudicados com a “atuação” de grandes embarcações numa mesma área de pesca.
Na semana passada a votação na Câmara mostrou que havia uma conscientização dos malefícios que este tipo de pescaria costuma causar. Dos 66 parlamentares que votaram o projeto de proibição, 55 foram favoráveis, cinco se abstiveram e outros seis foram contrários.
Para o portavoz do Conselho Nacional de Defesa da Pesca (Condepp), Henán Machuca, a medida foi importante não apenas para os pescadores artesanais, mas também para o cuidado com o meio ambiente.
“O feito de ir diminuindo os efeitos maléficos da pesca de arrasto é um compromisso Presidencial. Ele também beneficia os ecossistemas marinhos, que são degradados por esse tipo de pesca”, ressalta.
Vale destacar que nos últimos anos os pescadores artesanais do Chile fizeram diversos protestos, inclusive com interdições de rodovias, para pedir o fim dos arrastões. Um pescador mais radical chegou a fazer greve de fome.
O Chile se destaca na América do Sul pela maior produção de salmão em cativeiro, sendo que somente para o Brasil há uma estimativa de importação de quase 60 mil toneladas por ano. O país fica atrás apenas do Peru no ranking sulamericano de produção geral de pescado.